A Hora do Pesadelo (2010)

O novo A Hora do Pesadelo pode não ter sido contaminado pelo vírus 3D mas foi atacado pela praga do remake. Será tão dificil assim fazer um remake realmente bom? enfim...
Desde o começo, mesmo antes de ver o filme qualquer fan sabe que Freddy Krueger é o Robert Englund e ponto final; não é que Jackie Earle seja ruim, em Watchmen no papel de Rorschach ele tava ótimo, mas como Freddy não convenceu, e mesmo com essa desculpinha de "vamos deixar o Freddy mais dark", a maquiagem também não ficou legal, esse novo Freddy ficou foi bem fraquinho.

E quanto as pragas do remake, a que atacou o filme foi a praga da história: todo remake parece ser impossivel não mexerem na história, chega a ser ridículo, e ainda mais numa franquia, é praticamente um suicídio! O filme ia até que normalzinho até chegar na hora de falar sobre o Freddy, simplesmente não gostei de como mostraram ele. Se for comparar com o primeiro, perde feio! Em todos os aspectos.

A cena do original onde a garota é arrastada pela parede é clássico, já nesse novo ela só levita e é jogada de um lado pro outro, completamente sem graça, e por sinal todas as mortes no filme foram sem sal. Uma obs. quanto a Katie Cassidy (a que deveria ser arrastada pela parede) que na minha opinião foi a única que atuou alguma coisa no filme, só erraram no figurino, logo na cena inicial ela aparece idêntica a Ruby (personagem dela em Supernatural), pra quem vê a série fica a impressão que Sam e Dean vão entrar na lanchonete a qualquer momento.
E por falar em atuação, a Nancy (Rooney Mara) também não convence nada, não tem carisma nenhum e pelo o que pesquisei, é muito novata pra um papel grande como esse, não conseguiu aproveitar a chance que teve.

Voltando as cenas, outra ótima sequência do original que virou uma cena tosca no remake, a amiga da Nancy num saco plástico na escola, ela aparece num momento nada a ver e não cria clímax nenhum, não assusta, não faz nada; até os diálogos sinistros do Freddy não tem tanto impacto, enquanto no original a cada palavra nós damos aquele sorriso que diz: "esse é o Freddy!", no remake vemos apenas algumas frases copiadas de outros filmes e nada demais.

No geral o filme não apresenta literalmente nada novo (de interessante) e nem recria o que tem de melhor no original, além de alterar a história do Freddy, atuações fracas, fotografia e direção bem meia boca, efeitos razoáveis mas não achei que ficaram ao "estilo Freddy", com excessão da cena do tapete de sangue (quem ver o filme vai saber qual é) única cena legal também, o resultado é que muitos fans (eu incluido) ficarão bem decepcionados; pelo menos não "massacraram" o filme como outros remakes fizeram com seu original, mas não ficou bom, não vale a pena ver nem ganhando ingresso de graça pro cinema.

6 comentários:

Carlos Cesare disse...

Eu ainda não vi, mas já estava meio pessimista mesmo. A Platinum Dunes iniciou sua onda de remakes na minha opinião bem, com O Massacre da Serra Elétrica e Horror em Amityville, mas agora parece estar caindo de qualidade gradativamente (e numa velocidade absurda). Me lembro que o novo Sexta Feira 13 foi uma decepção só. grande Abraço!

Angélica disse...

Eu não esperava muito do filme, mas também não imaginava que não teriam criatividade para as cenas de mortes. Estão todas lá, e como você disse, feitas toscamente. Eu revi o hora do pesadelo original há poucos meses. A cena da garota arrastada pela parede é muito mais angustiante e dá de mil a zero nessa nova, com toda computação gráfica disponível. A cena da cama, só fizeram invertida né? (ao invé da cama sugar alguém e cuspir sangue, como aconteceu com o Johnny Deep, só recebe o sangue vindo do andar de cima...). Outra coisa que me incomodou: a turma ali tá toda pra lá da faculdade, fazendo papel de adolescente no colegial? não colou. Em quesito diversão, eu acho que vale muito mais a pena reunir os amigos e rever o antigo do que ver essa versão mais "bonita", porém sem graça, do nosso querido sádico...

André disse...

Alex, estou chegando à conclusão de que quase todos os filmes de terror já feitos são muuuito ruins. Claro que existem exceções, principalmente os terrores psicológicos.

Acho que, na verdade, esses filmes de terror sanguinários só funcionam, surtem efeito (que é o de nos provocar medo) quando somos criança. Por exemplo, o Fred de antigamente me provocava arrepios e pesadêlos horríveis. O mesmo acontecia no caso do Chuck. (o.O) Mas esses mesmos personagens das décadas passadas me fazem dar boas gargalhadas hoje.

Enfim.. fazer um filme de terror ou comédia hoje é uma proeza. Principalmente se eles são feitos para um público adulto que sabe exigir e tem critérios (mesmo que de comparação) para julgar as qualidades técnicas das obras.

@c_esar disse...

É exatamente oque eu penso, André. Ultimamente, filmes de terror são coisas raras, no mundo do cinema.

E remakes pra mim, é falta de criatividade. Se ainda fizessem algo que valesse a pena assistir, como o remake de The last house on the left, do Wes Craven, tudo bem.
Ja estragaram Sexta-feira 13, Halloween (a 2º parte é péssima), A hora do pesadelo, entre outros. Pressinto que a próxima vitima dos remakes, vira do inferno (hellraiser).

Abraços o/

nathy 43 disse...

Eu assisti e adorei achei muito bom e atuaçoes fracas? vc tem algum problema me disculpe mais ñ aguento isso pelo amor de deus e eles ficaram meses trabalhando nisso ñ da pelo menos pra fazer um elogio se vc ficasse meses fazendo um trabalho passe noites sem e depois de tanto esforço falassem q é meia boca vc ñ gostaria entao pense nos outros se alguem falese q seu blog é meis boca vc ñ gostaria (uma coisa q eu quase eu falar)

Alex disse...

Nathy, não importa o tempo que alguem trabalhe em algo, ou o esforço empregado, o que vale é o produto final, isso é óbvio...