Contatos de 4º Grau (2009)


Olatunde Osunsanmi. Esta é apenas a segunda vez que ouvimos falar este nome, estreante no roteiro, mas na direção de um filme pela segunda vez, tendo dirigido A Caverna do Medo (não assisti), Olatunde estréia como roteirista de forma promissora.

O titulo refere-se aos vários tipos de contatos, sendo:

Contato de 1º Grau
- Visão
Contato de 2º Grau - Evidência
Contato de 3º Grau – Encontro
Contato de 4º Grau - Abdução

Vou começar dizendo que nunca me interessei por extraterrestres ou disco voadores, mas esta produção conseguiu me prender a atenção do jeito que pouquíssimos filmes conseguiram.
Mas há algo que você precisa saber antes de alugá-lo: Se você der algum pulo de susto no sofá, é porque não costuma alugar filmes de terror ou que é mais suscetível a sustos fáceis, já que o filme em questão não tem nenhuma cena que nos faz esconder o rosto na coberta ou algo parecido.
Mas Olatunde sabe como usar uma câmera, proporcionando cenas muito criativas, principalmente nas cenas em que a Dra. Abbey (Milla Jovovich) usa a hipnose em seus pacientes e as montagens das cenas do filme e as “cenas reais”.
Um fato que pode decepcionar a você, durante toda projeção não vemos um misero alien, já que este filme só insinua mesmo, como quando a gravação começa a sofrer interferências e vemos o personagem que esta dentro do carro, em frente a casa da psicóloga gritando: Há algo em cima da casa!

A fotografia também é muito boa!

As atuações estão na média; Milla convence em algumas cenas, mas acaba entregando um trabalho que deixa muito a desejar, a “real” Abbey, para mim, foi a que atuou melhor, ela nos convence ao passar a imagem de uma mulher que perdeu sua filha e nunca a recuperou, além de uma pessoa atormentada.
Um detalhe que não posso deixar de fora; a falsa campanha de que o filme era baseado em entrevistas com uma psicóloga do Alaska, farsa que não durou muito, apesar dos esforços da Universal, já que esta reconheceu ter criado artigos na internet para reforçar o argumento: Baseado em fatos reais.

Nenhum comentário: