Os Homens Que Encaravam Cabras

Título Original: The Men Who Stare at Goats
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Ano de lançamento: 2009
Direção: Grant Heslov
Roteiro: Pete Straughan,
baseado em livro de Jim Ronson
Produção: Grant Heslov, George Clooney
e Paul Lister
Música: Rolfe Kent
Fotografia: Robert Elswit
Direção de arte: Peter Borck
Figurino: Louise Frogley
Edição: Tatiana S. Riegel
Efeitos Especiais: CIS Hollywood
Hirota Paint Industries

César
Vou jogar na real: Não gostei de "Os homens que encaravam cabras". O filme tem seus pontos altos, como as atuações de George Clooney e Ewan McGregor. A parte isso, nem sei o que dizer; a história não me chamou a atenção e acho que a presença do nosso querido Kevin Spacey, deveria ter sido melhor aproveitada.

André
Uma base militar onde a brutalidade e a selvageria eram postas de lado. As estratégias de combate de um segmento do exército norte-americano no inóspito Iraque, consistiam no uso nada convencional dos poderes psíquicos e não na utilização das armas de fogo que, convenhamos, é tiro e queda, literalmente.
Já parou para imaginar isso? Em "Os homens que encaravam cabras" me deparei com algo muito estranho. O roteiro do filme não é produto da mente de um ser perturbado pelo uso de drogas pesadas. Logo no começo temos um aviso que descarta a ideia de "é tudo mentira": "Há mais verdade nisso [naquilo que estamos prestes a ver] do que você acreditaria".
O filme é centrado nas andanças do jornalista Bob Wilton (Ewan McGregor) e do atrapalhado soldado Lyn Cassady (George Clooney) pelo deserto iraquiano onde acontece uma série de desventuras que servem para desnudar, aos olhos do espectador, os pilares que sustentam o enigmático Exército da Nova Terra.
"Os homens que encaravam cabras" tem um humor refinado e bem sutil. É, em certos momentos, anárquico. Mas a graça não está no filme em si, mas em pensar que parte daquela loucura tem lugar nas páginas da história americana e mundial - história não muito conhecida, diga-se de passagem.
O destaque fica por conta do elenco. Um senhor elenco que além de McGregor e Clooney, conta com Jeff Bridges, Kevin Spacey e as cabras, né?!
Obs: Para não te deixar em parafusos adianto: as cabrinhas, coitadas, eram as cobaiais.

Alex
Em poucas palavras, o filme pode ser resumido em criativo e inspirador. Uma comédia não convencional com ótimos atores e uma mensagem muito boa, apesar de não ter gostado de algumas citações a experiências com animais por militares, no geral a história é bem interessante, pelo menos a mim prendeu do começo ao fim.
É um filme sobre ter fé no que você acredita, e persistir, continuar sempre seguindo em frente sem desanimar caso a maioria a sua volta reprove seu modo de pensar. Essa idéia foi muito bem representada no filme pela referência aos "Jedis", título dos soldados que se utilizam do poder da mente nas suas batalhas; o roteiro foi muito bem feito, um ótimo equilibrio com as cenas engraçadas, de ação, os flashbacks, tudo mantendo o ritmo da história.
Para quem ainda tem receio de ver o filme, recomendo muito que veja, vale muito a pena!

Denise
Primeira dica: não leve esse filme a sério; quem sabe assim você não consegue achar pelo menos divertido. Nos primeiros minutos o espectador já é alertado: "Há mais verdade nisso do que você acreditaria". Pois bem, eu não acreditei em nada, achei tudo uma baboseira e realmente não curti o filme. Mas Os Homens Que Encaravam As Cabras tem o seu lado positivo, que de início até me rendeu algumas risadas.
O roteiro é baseado na "missão" de um homem misterioso (George Clooney), que afirma fazer parte de uma unidade experimental do exército americano, ele então encontra o jornalista Bob Wilton (Ewan McGregor), louco para dar um pouco de adrenalina à profissão. Muitos podem ignorar um dos fatos principais dessa história: a guerra do Iraque, que é atual e tem assunto de sobra para dar um cutucão no governo americano.
Grandes atuações, destaque para Clooney e Bridges! Os Homens Que Encaravam Cabras é bastante excêntrico e sarcástico, mas após uma hora de filme chega a ser desesperador, você vai implorar para que acabe logo.

Nenhum comentário: