Título Original: An Education
Gênero: Drama
Duração: 95 min
Ano de lançamento: 2009
Direção: Lone Scherfig
Roteiro: Nick Hornby, baseado nas
memórias de Lynn Barber
Produção: Finola Dwyer e Amanda Posey
Música: Paul Englishby
Fotografia: John de Borman
Direção de arte: Ben Smith
Figurino: Odile Dicks-Mireaux
Edição: Barney Pilling
Efeitos especiais: Baseblack
César
Educação é um filme sobre escolhas e decisões importantes, que mostra a personagem principal, Carey Mulligan, em um dilema de proporções com picos diferentes, porém pretenciosos. As atuações maravilhosas tornam a atmosfera "bonitinha" do filme, em algo mais amplo. A fotografia é um atrativo natural (Foco nas cenas de Paris. Maravilhosas!).
Daniel Corrêa
“Educação” é um filme para se ver despretensiosamente. A trama começa boa, envolvente. Com uma estrela brilhando, a protagonista Carey Mulligan, que continua a brilhar por todo o filme, mesmo com o texto se tornando extremamente previsível. O filme não é um achado da 7° arte e nem um desperdício de tempo. É bom de assistir, se visto despretensiosamente.
Alex
De uma forma geral é um filme muito bom porque apesar de apresentar um roteiro completamente clichê onde você percebe o que está para acontecer, a forma como tudo foi contado, o desenvolvimento dos personagens no drama, ficou muito perfeito, e por isso se torna um filme bem gostoso de se ver. Além da Carey Mulligan ter representado seu personagem muito belamente.
Educação é um filme bem simples e mostra que um filme bom não depende da historia mas de como esta é contada.
Denise
Indicado a três Oscar incluindo o de melhor filme, “Educação” não inova e se perde com um final bastante clichê. Não é de se espantar que numa premiação que agora conta com 10 indicados, este esteja no meio.
A diretora Lone Scherfig transporta uma história que estamos acostumados a ver para a década de 60. Uma garota de 17 anos, interpretada pela bela Carey Mulligan, descobre que a vida é muito mais do que fazer planos para um futuro profissional.
O filme é conduzido de uma maneira muito leve, com atuações radiantes, como no momento em que Jenny (Mulligan) e David (Peter Sarsgaard) se conhecem. A partir daí fica impossível não se identificar com a garota - madura demais para sua idade - que deixa de ser uma “school girl” para viver no glamour da excitante Paris.
“Educação” é cercado de humor e romantismo, e mostra que a principal lição de vida não se aprende nos livros. Com diálogos que souberam amarrar a trama, o filme se mostrou bastante maduro ao tratar de diversos “pontos de interrogações” que pulsam dentro da cabeça dos jovens. Por mais que o roteiro não seja inovador, a sutileza com que Lone criou as situações entre Jenny e David e até mesmo com o pai (Alfred Molina), que também é seduzido por ele, eleva a qualidade do filme, mesmo sem o tornar incrível.
Com uma fotografia esplêndida, Educação é lindo visualmente e só peca com um final completamente previsível. E por mais exagerada que seja sua indicação ao Oscar de melhor filme, se “Preciosa” está no meio, porque não Educação?
Nenhum comentário:
Postar um comentário