Richard Kelly

Com toda certeza Richard Kelly é um cineasta fora dos padrões. Sua filmografia, pequena porém polêmica , conta com três filmes: Donnie darko (2000), Southland Tales (2007) e The Box (2009). Como eu já disse varias vezes, no twitter, MSN e conversas sobre cinema, Richard Kelly, para ter cabeça e imaginação para escrever Donnie darko e southland tales, precisou de muita erva. Só assim.

Em seus três filmes, ele abusa de uma atmosfera confusa, esquizofrênica, paranóica e original. Sempre utilizando do non-sense em seus filmes, Kelly chamou muita atenção da critica, que nem sempre é bem receptiva com seus filmes.

Donnie Darko, seu primeiro filme, dispensa comentários. Levou várias pessoas ao delirio, em 2001, ano de seu lançamento. Eu não encontro maneiras de falar de Donnie darko sem soltar spoilers, portanto, deixo-lhes uma ponta de curiosidade: prepare-se para um coelho gigante, "fim do mundo", viagem no tempo entre outras maluquices que nos levam a um final maravilhoso, digno. Donnie Darko conquistou, e até hoje vem conquistando um publico plausivel.


Já Southland tales não foi bem recebido por ninguém, praticamente. Um dos motivos é o final (e o resto do filme também, vai) que ninguém entendeu. O filme conta com um elenco um tanto heterogêneo, que você não imaginaria ver, juntos, em outro filme. Cada ator tem destaque, não por atuações boas, mas por estarem ali: Temos Dwayne Johnson, Sarah Michelle Gellar, Sean William Scott, Christopher lambert, Justin timberlake (No way!!) e mais uma porrada de atores.
A sinopse é um pouco complicada, lá vai: “Em 2005 um ataque nuclear destrói parte do estado de Texas, o que força o governo americano a intervir com a liberdade de todos os cidadãos. Um grupo revolucionário tenta acabar com a ditadura através da violência. No meio desse caos, durante a comemoração do Dia da Independência de 2008, o prenúncio de um desastre social, econômico e ambiental cruza as vidas de três pessoas: Boxer Santaros, Krysta Now e David Clark. Santaros elabora um roteiro para um filme, que para sua surpresa prediz o que irá acontecer no futuro.” Você deve estar pensado: “Porra, que doidera!”

The box, Southland tales e Donnie darko são os tipos de filmes que você assiste e entende (ou talvez não entenda nada), mas quando assiste denovo, percebe que aquilo que você entendeu não é tudo. E quanto mais você assiste, mais atento aos detalhes cruciais do filme você fica. Agora a sua maior jogada é que no final dos filmes, ele deixa varias idéias do que pode ter acontecido, então são várias as possibilidades de entender oque realmente aconteceu, no final. Resumindo: você não entende nada! rs.

Para os malucos de plantão, os três filmes de Richard Kelly são “must-see”. E para os que ainda tem a cabeça no lugar, preparem-se para uma bomba de confusão da melhor maneira Richard “Kellyana”.

IMDB

The killers -  All these things that I've done. Musica do The killers que toca em Southland tales, quando Justin Timberlake está... doidão (Insano, ein?).

2 comentários:

Claudia Pinelli disse...

Oi, Alex

Vc fez um comentário meu blog, o Omnes Angeli, mas ficamos com uma dúvida: de qual dígito verificador vc estava falando? Da agência, da conta ou dos dois?

Um bjo e obrigada pela presença.

Laís Bignotto disse...

Filmes que apelam para o teenage market.

Não curto.

Legal o post.